Prefeitura vai implantar almoxarifado central

A prefeitura de Tubarão vai adotar um novo modelo de estoque, recebimento, controle e distribuição dos materiais de consumo. O almoxarifado central é projetado e vai funcionar no galpão localizado à rua José Ferreira, no bairro Oficinas.

O local, que foi sede da Fundação Municipal de Educação, será estruturado para acomodar materiais de expediente e limpeza de todas as secretarias municipais, além da alimentação e materiais escolares. Produtos médico-hospitares, com exceção de medicamentos, da Fundação Municipal de Saúde, também serão concentrados no local.

O policial militar aposentado Jefferson Cachoeira Claudino será o coordenador. Jefferson diz que vai imprimir na nova função os conhecimentos em logística e a austeridade dos procedimentos adquiridos ao longo da carreira militar. “Será possível controlar todos os processos, desde a compra, que pretendemos fazer de forma conjunta, até a entrega, que será feita de forma planejada, de acordo com a demanda de cada secretaria. Isso vai reduzir os custos”, adianta.

A implantação de um almoxarifado central na cidade foi sugestão dos integrantes do Observatório Social de Tubarão. O presidente da entidade, Douglas Antunes, explica que a ideia é antiga, contudo, somente a atual gestão demonstrou interesse em implantá-la. “Vai ser um grande facilitador do controle de compras básicas, que se não forem feitas de uma forma centralizada, tornam-se um grande problema para administração municipal e uma fonte de desperdício das contas públicas”, analisa.

Douglas Antunes, Amilton Lopes, Edson Corrêa, Philippe Alexandrino, integrantes do Observatório Social de Tubarão, acompanhados do chefe de Gabinete do Prefeito, Laércio Menegaz Júnior e da ouvidora Rita Elisabete visitaram o local na tarde desta sexta-feira (6). “Fizemos questão de mostrar como está a implantação do projeto. Ao demonstrar a transparência e a preocupação da atual administração com a economia do dinheiro público, esse local vai representar um avanço, vai transcender a gestão do prefeito Joares, ficando como importante legado para toda cidade. Ter os membros do Observatório como parceiros, será fundamental no processo”, atesta Laércio.

O presidente do Observatório gostou do que viu. “O local tem muito potencial, é grande e pode atender perfeitamente aos objetivos. Somos parceiros e queremos contribuir com que for possível pela eficiência e  para que o almoxarifado cumpra seu propósito”, ressalta Douglas, que se prontificou em consultar o Observatório Nacional para obter indicação de sistemas de controle de estoque.

A expectativa é que a estrutura esteja em funcionamento no início do próximo ano. “Precisamos deste período para dotar a área de toda a infraestrutura necessária, bem como para que os secretários se organizem e façam o levantamento dos materiais, que passarão a ser comprados conjuntamente, o que também gerará grande economia”, frisa Jefferson.