Concluído o corte de árvores em situação de risco na beira-rio

A empresa Imperial Locação de Equipamentos concluiu nesta quarta-feira (30) o corte das 215 árvores condenadas por estarem em situação de risco nas margens do Rio Tubarão. Nas próximas duas semanas, todos os galhos, toras e restos de madeira serão recolhidos da beira-rio.

A retirada das árvores foi necessária depois de um intenso levantamento técnico realizado pela Defesa Civil e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). Na conclusão, 215 árvores fragilizadas e que poderiam cair naturalmente a qualquer momento, colocando e risco a segurança da população e, dependendo da localização, alguns imóveis.

As árvores estavam podres ou afetadas por fungos, formigas ou cupins, o que ficou bem visível após os cortes. Muitas delas estavam com a base completamente ocas.

Toda madeira cortada ficou com a empresa vencedora da licitação. A prefeitura conseguiu a oferta do serviço por R$ 45 mil mais a madeira.

Depois de que as margens do rio receberem a operação limpeza do pós-corte, a Funat vai iniciar o plantio de novas árvores como forma de compensação seguindo o plano de recuperação ambiental previsto em Lei.