Funcionamento do Censo Agropecuário é apresentado

Os gestores da prefeitura de Tubarão receberam nesta quinta-feira (10) integrantes da agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apresentaram o Censo Agropecuário, que terá início em outubro, em todo o país.

O censo na zona rural ajuda na elaboração de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município. “Para aderirmos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) precisamos de dados e informações que serão conhecidos por meio desse censo agropecuário”, destaca a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Kelly Delpizzo.
A reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao meio rural e de instituições, como a Câmara de Vereadores e a Polícia Militar.

O Censo Agropecuário é realizado a cada cinco anos. O último, em 2007, pois em 2012 não foi realizado por problemas financeiros da União, o que gerou uma defasagem nas estatísticas. Conforme o cadastro da prefeitura de Tubarão, o município tem hoje 2.300 matrículas de propriedades rurais produtivas e não-produtivas.

O prefeito Joares Ponticelli fez questão de ressaltar a importância da zona rural, o que reforça a necessidade do censo. “Estamos saindo de uma situação econômica delicada no país, que só não foi pior porque o setor agropecuário esteve forte. A zona rural precisa ser tratada com toda atenção”, ressalta.

Os dados oficiais desse novo censo devem ser finalizados em fevereiro de 2018.