Alunos visitam a exposição ‘Onça: Mito, Simbologia e Sentido’
Nesta quarta-feira (9) é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e, para celebrar a data os alunos da rede municipal de ensino visitaram a exposição ‘Onça: Mito, Simbologia e Sentido’, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.
A mostra, organizada pela professora da Unisul Deisi Scunderlick Eloy de Farias, do Grupep Arqueologia, expôs fotos produzidas pelo professor de Medicina Veterinária da Unisul Joares May. A exposição é gratuita e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13 às 22 horas, até esta sexta-feira (11).
As imagens retratam a visão sobre as onças dos diversos povos que ocuparam o Brasil, desde os tempos pré-históricos e traz fotos de onças e de sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, indicando que as onças eram reverenciadas em diversas culturas indígenas. Os textos que acompanham a exposição, apresentam ainda os mitos, significados e sentidos dos Guarani, Kaingang e Xokleng, os colonizadores e os mateiros.
A exposição é uma parceria entre o Centro Municipal de Cultura (CMC) – Willy Zumblick e o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul – Grupep Arqueologia.