Funat divulga primeiros resultados de análises da água de oito rios

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) divulgou nesta sexta-feira (9) os resultados das análises da qualidade da água de oito rios que estão na bacia hidrográfica de Tubarão. Essa iniciativa foi anunciada em 22 de março, no Dia Mundial da Água, e tem por objetivo criar um banco de dados para diagnosticar o problema da poluição desses rios e encaminhar soluções.

Durante semanas a equipe técnica da Funat coletou amostras dos rios Tubarão, Corrêa, Ilhota, Capivari, Carurú, da Madre, Pinheiros e Rio do Pouso. No rio Tubarão foram coletadas amostras na região próxima no limite com Pedras Grandes e no limite com Laguna.

“Assim é possível saber que a qualidade da água que estamos recebendo aqui em Tubarão e a qualidade da água que passa daqui e vai para Laguna”, ressalta o diretor de Fiscalização Rui César Rufino.
Os resultados tiveram como base os índices recomendados pelo Ministério do Meio Ambiente e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Seguindo os parâmetros do Ministério do Meio Ambiente a qualidade da água de todos os rios analisados varia de média a regular. Já pela Cetesb a qualidade vai de boa a ruim.

A intenção da Funat é realizar coletas e análises periódicas para fazer comparativos com os trabalhos anteriores. O segundo trabalho deve acontecer ainda neste ano.