Prefeitura prepara cobrança de alvarás de quase 10 mil empresas

A secretaria da Fazenda de Tubarão vai encaminhar nas próximas semanas, via cartório, o protesto de dívidas de 9.746 empresas que não pagaram o alvará de funcionamento dos anos de 2014 e 2015. Essas pendências representam cerca de R$ 5,7 milhões que deixaram de ir para os cofres do município.

Essas 9.746 empresas representam 61,5% do total de empresas em Tubarão: hoje estão cadastradas 15.842. De acordo com o secretário da Fazenda Raphael Bianchini, a maioria dos devedores são pequenos empresários, mas há também casos de empresas maiores. “Acredito que muitas das pequenas empresas nem existam mais, mas legalmente continuam abertas porque os proprietários nunca procuraram a prefeitura para os procedimentos de declaração de inatividade do empreendimento”, ressalta o secretários.

Empresários que quiserem evitar a cobrança via cartório, o que gera novas despesas pelo procedimento do protesto, podem se antecipar e procurar a secretaria da Fazenda, na Central do Cidadão (Avenida Marcolino Martins Cabral) para pagar a dívida à vista ou com a possibilidade de parcelamento.