Vigilância Sanitária realiza trabalhos constantes de fiscalização da água
Água. O chamado precioso líquido, vital à manutenção da vida. É justamente por ter esta importância que a Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Tubarão, realiza de forma constante trabalho de fiscalização de qualidade do produto e o controle de potabilidade para o consumo humano.
Mensalmente é realizada coleta d´água em 36 pontos, diretamente da rede, e em locais aleatórios, o que atinge todos os bairros do município que possuem água tratada.
Este material, após coletado, é então enviado ao Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN), onde são feitas as análises físico-químicas, bacteriológicas e microbiológicas.
Por sua vez, o LACEN encaminha os resultados para que a Vigilância Sanitária proceda as medidas corretivas nos casos que apresentem alterações nos padrões de potabilidade, estabelecidos pela Portaria do MS 2914/2011.
Quando ocorrem alterações, a Vigilância Sanitária intima o órgão responsável, no caso a Tubarão Saneamento, para as que providências necessárias sejam tomadas e o consumo da água não represente risco à saúde dos consumidores.