Prefeitura projeta um novo mutirão na margem do Rio Tubarão

Um novo mutirão de limpeza nas margens do Rio Tubarão é projetado pela prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). No último sábado (13), quando ocorreu a segunda operação de limpeza, foram recolhidos mais de duas toneladas de lixo, mas ainda há muito material descartado, o que exige outra reedição do evento que reuniu várias instituições e voluntários.

A operação de sábado se concentrou na margem direita, no trecho entre a ponte Manoel Alves dos Santos, no bairro Morrotes, e Orlando Francalacci (ponte do quartel). O mutirão não foi necessário no lado oposto porque a concentração de lixo na margem esquerda é menor.

Participaram do mutirão soldados da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria, servidores da prefeitura e voluntários da comunidade que atenderam o convite feito pelo prefeito Joares Ponticelli nas redes sociais. Pouco antes das 9h, o prefeito deu início ao trabalho do grupo que se concentrou na parte do bairro Morrotes. Neste horário o grupo que ficou na parte da ponte do quartel também começou a trabalhar.

O que mais chamou a atenção dos participantes foram os grandes objetos descartados como caixas d’água, carcaças de máquinas e equipamentos de ferro, brinquedos e até vaso sanitário. O material foi transportado até o aterro sanitário da Serrana Engenharia, em Pescaria Brava, onde passou por processo de pesagem e feito o descarte ideal.

“Com esse espírito de conscientização, de educação e chamando as pessoas, não tenho dúvidas de que com esse exemplo e praticando a cidadania, vamos cuidar do nosso maior patrimônio que é o Rio Tubarão”, destacou Ponticelli.