Fundações realizam programação de alerta e orientação para crianças e jovens

Em uma parceria entre as Fundações de Desenvolvimento Social, Educação e o Departamento de Cultura acontecerá nos próximos dias 17 e 18 de maio uma extensa programação de alerta que lembrará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 17, alunos das escolas municipais de educação básica Manoel Rufino Francisco, Faustina da Luz Patrício, São Martinho e Maria Emília Rocha assistirão ao espetáculo “Faça a Diferença – Denuncie”, a partir das 14h30, no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

Por sua vez, no dia 18, data oficial da campanha, a programação se estenderá das 13 às 18 horas, tendo o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, tanto em sua parte externa quanto interna, como o seu local principal. Lá, os alunos da EMEB João Paulo I (CAIC), do São Judas, do Sertão dos Corrêas e da Combemtu assistirão palestra sobre abuso e exploração sexual, proferida por policiais da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) e participarão ainda de sessões de contação de histórias. Também haverá panfletagem de material educativo e de orientação à população em geral.

 

A Data – 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da aprovação da Lei Federal 9.970/2000, em virtude do chamado “Caso Araceli”, que diz respeito à violência sofrida (sequestro seguido de morte) por uma criança de 8 anos de idade no Espírito Santo, no ano de 1973.