Educação Infantil é discutida em audiência pública

Cerca de 100 pessoas comparecem na noite da última terça-feira (02), à audiência pública realizada no Centro Integrado de Artes, da Unisul. O foco do encontro foi Educação Infantil, assunto que tem suscitado diversos debates no município.

Com o tema “Atendimento à demanda da Educação Infantil pela Rede Municipal de Educação de Tubarão”, o evento, promovido em parceria pela Fundação Municipal de Educação (FME) e Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo (Sintermut), reuniu representantes do conselho tutelar, conselhos municipais, promotoria da área da infância e juventude, fórum de educação infantil, além de professores da educação infantil e servidores da FME.

O prefeito Joares Ponticelli participou da abertura do evento e lamentou a pouca participação. “Desde que assumimos a administração municipal, temos recebido diversos pedidos de vagas na educação infantil. Informaram que há uma demanda de 500 crianças esperando por uma vaga, mas pelo visto, essas pessoas não estão tão preocupadas como nós, pois no mínimo essas famílias deveriam estar aqui, lotando esse espaço, nos ajudando a encontrar uma solução viável para o problema”, lastimou.

Reduzir e zerar a fila de espera dos alunos da educação infantil de zero a três anos é um dos grandes desafios da atual administração. Ponticelli ressaltou ainda que todos os dias a fila se renova. “Devido à situação econômica do país, muitas famílias estão deixando os sistemas particulares e procurando o ensino público. E esse é um cliente exigente, que cobra a mesma qualidade encontrada nas escolas particulares. Precisamos construir juntos soluções viáveis e é em eventos como este que buscamos ideias e sugestões, por isso lamento a pouca participação”, reforçou o prefeito.

A presidente do Sintermut, Laura Oppa também falou da importância da discussão, como forma de encontrar respostas para o problema. “Pais e professores sempre nos procuram para reclamar da situação na educação infantil. Promovemos essa audiência para debater com todos os públicos os assuntos relacionados ao tema e para nossa surpresa, até mesmo poucos profissionais da educação infantil compareceram. Peço aos professores presentes que cobrem dos que não vieram, pois quem está aqui demonstrou respeito pela área e merece nossa consideração”, afirmou Laura, ao ressaltar que cerca de 400 profissionais atuam na educação infantil do município.

Como possíveis soluções para suprir a demanda, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso citou a aquisição das escolas Angélica Cabral e Visconde de Mauá, que estão em processo de transferência do Estado para o município, e a construção de dois novos centros de educação infantil, um no São João e o outro no São Martinho. “São iniciativas que vão ajudar a diminuir a fila, mas que ocorrerão em médio e longo prazo”, frisou o diretor-presidente.

Ainda como deliberações do encontro, foi agendada uma nova audiência para a segunda quinzena de julho. “A partir dos próximos dias, já vamos começar a tratar as pautas da nova audiência”, adiantou a presidente do Sintermut, Laura Oppa.