Prefeito Joares Ponticelli é homenageado em sessão solene na Alesc

O prefeito Joares Ponticelli foi um dos homenageados na sessão solene desta quarta-feira (26), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que marcou os 140 anos do primeiro assentamento de imigrantes italianos no Sul do Estado.

Foram homenageadas cerca de 30 pessoas, entre elas o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora. O prefeito de Tubarão fez o discurso em nome dos agraciados na sessão, presidida pelo deputado Cleiton Salvaro.

“Fico feliz em falar em nome de todos os homenageados, certamente muitos deles com muito mais serviços prestados à cultura italiana que eu. Também estou feliz aqui na condição de prefeito de Tubarão, pois foi na localidade de Morrinhos, que antigamente fazia parte de Laguna, mas hoje pertencente a Tubarão, que nasceu Anita Garibaldi, venerada em toda a Itália. Aproveito a oportunidade para falar um pouco dessa história tão marcante dos italianos no Brasil e em Santa Catarina. No Sul do Estado vivemos momentos de grande dificuldade onde o poder da força e superação dessa italianidade foi muito significativo. Por isso, é importante que se celebre e mantenha essa memória viva. É preciso que se faça permanentemente uma reflexo sobre a nossa história”, destacou Ponticelli.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, deputado licenciado Leonel Pavan (PSDB), e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, deputada licenciada Ada Faraco De Luca (PMDB). Após os pronunciamentos e a entrega das homenagens, a solenidade foi encerrada com a apresentação do grupo de Dança Valsugana, no Hall do Palácio Barriga Verde.

A chegada dos imigrantes italianos em Azambuja, localidade de Urussanga, ocorreu no início de 1877. Essa primeira colônia era formada por cerca de 290 pessoas de 90 famílias.