Administração municipal apresenta balanço dos 100 dias

O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli e o vice-prefeito Caio Tokarski reuniram na tarde desta segunda-feira (10), imprensa, vereadores, secretários e comunidade em geral, para apresentar um balanço dos 100 primeiros dias da gestão 2017-2020.

Ponticelli abriu o encontro, falando de como foi construído o plano de governo. “Durante a campanha, criamos um projeto de desenvolvimento da cidade. Ouvimos mais de 50 técnicos, entidades e a população de Tubarão também pôde dar suas sugestões em encontros presenciais e pelas redes sociais. Agora é a hora de prestar contas e dizer de que forma poderemos atender as expectativas dos tubaronenses”.

O vice-prefeito e secretário de Gestão, Caio Tokarski, detalhou a dívida da prefeitura. Caio salientou que a intenção não era apontar responsáveis ou culpados e sim fazer um diagnóstico completo. “Sempre se falou em dívida, mas nunca ninguém quantificou, claramente. Esta dívida não é somente da atual gestão, é de toda cidade. É preciso resolver os problemas estruturantes ou jamais teremos condições de colocar em prática o projeto de desenvolvimento que sonhamos para nossa cidade”, atestou.

Durante a explanação, Caio demonstrou o valor das dívidas que a prefeitura tem com ISS, INSS, FGTS, precatórios, fornecedores, ações trabalhistas, entre outros. O montante ultrapassa R$ 237 milhões (veja o balanço completo abaixo).

Após a exposição dos números, Ponticelli retomou a palavra e ressaltou a preocupação com a atual situação financeira do município. “Não é fácil você vencer uma eleição, trazer consigo o sonho de muitos tubaronenses e constatar uma dívida tão volumosa”.

Ponticelli lembrou que o orçamento anual da prefeitura é de R$ 207 milhões. “Isso significa que mesmo que destinássemos o orçamento total, ainda assim não seria possível quitar todo o débito. Ficaríamos devendo cerca de R$ 37 milhões”.

Para buscar o reequilíbrio financeiro, os gestores iniciaram a negociação com credores para reduzir os valores devidos e acertar parcelamentos. A economia colocada em prática com a reforma administrativa e a boa aplicação dos recursos públicos também são caminhos apontados para equilibrar as finanças e manter os serviços essenciais dentro do possível. A busca de parcerias com esferas públicas – emendas de deputados e recursos dos governos estadual e federal – e privadas, com entidades associativas, também serão ampliadas. “Por fim, queremos fazer um planejamento com a participação de todos. Vamos continuar ouvindo as pessoas e as entidades e promover um grande mutirão para resolver os grandes problemas que esta cidade tem”, ressaltou o prefeito.

Joares encerrou o encontro agradecendo o apoio da Câmara de Vereadores e das entidades associativistas como ACIT e CDL e pediu a compreensão da população. “Peço que tenham um pouco de paciência e, principalmente, que participem. Gostaria que cada um de vocês vestisse a camisa de prefeito junto comigo e com esse time de servidores, que tem demonstrado muita garra e comprometimento com a nossa cidade. Creio que tenhamos que reagendar nossas expectativas, pois talvez não seja possível fazer tudo que gostaríamos, ou faremos mais tarde do que gostaríamos. Mas, eu não desanimo, quanto maior o desafio, maior minha coragem para enfrentá-lo. Eu não vou desistir dessa cidade, vou trabalhar ainda mais. Vou respeitar ainda mais o suado dinheiro público de cada cidadão. Eu continuo sonhando com uma cidade melhor para todos nós”.

ISS LEASING

– Aproximadamente R$ 60 milhões

– Através da Procuradoria foram retomadas as discussões sobre a forma de devolução.

FORNECEDORES (Restos a pagar)

– R$ 10.369.809,83

– Providências: pagamentos efetuados respeitando a ordem cronológica.

FORNECEDORES (Reconhecimento Administrativo)

– R$ 14,2 milhões

– Providências: criação de comissão para manifestação e parecer sobre a avaliação de cada processo.

INSS (Receita Federal)

– R$ 74.863.922,32

– Providências: auditagem de todos os processos e procedimentos que tangem os pagamentos previdenciários.

PRECATÓRIOS

– R$ 35.227.683,08

– Providências: utilização do dispositivo contido na emenda constitucional número 94, buscando a disponibilidade dos recursos provenientes dos processos dos quais somos parte, visando a utilização dos mesmos para pagamento dos precatórios.

AÇÕES TRABALHISTAS

– Valor estimado: 20 milhões

– Providências: padronização dos procedimentos e qualificação dos processos administrativos com manifestação de deferimento ou indeferimento.

ÁGUAS DE CAPIVARI (Fornecimento)

– R$ 15,1 milhões

– Providências: busca de entendimento com o Município de Capivari de Baixo.
FGTS

– Aproximado: R$ 7,3 milhões

– Providências: Auditagem e levantamento de todas as contas e depósitos realizados nas mesmas.

DÍVIDA TOTAL – R$ 237,1 milhões