Grupo de Combate ao Tabagismo inicia suas atividades nesta quarta-feira (29)
Auxiliar àquelas pessoas que têm o desejo de largar o vício do cigarro. Este é o objetivo do Programa de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde e cujas atividades em 2017 iniciam nesta quarta-feira (29).
Normalmente, os tabagistas têm à disposição o tratamento para deixar o cigarro nas unidades de saúde do município. No entanto, para quem não consegue ir aos postos em seu horário normal de funcionamento, o programa dispõe de um horário alternativo, sempre às quartas, às 19 horas, para desenvolver suas atividades, em encontros semanais realizados na Policlínica Central.
As sessões são estruturadas de forma a possuírem uma duração de quatro meses por grupo, sempre seguindo as diretrizes propostas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) com relação à melhor forma de tratamento para cada caso.
A equipe conta com uma enfermeira e uma psicóloga , designada para desenvolver o tratamento junto aos pacientes. A cada semana um profissional de outra área também participa, como médico, odontólogo.
É importante destacar que todo o processo é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a medicação necessária, seja ela em patchs, comprimidos, etc, de forma gratuita ao usuário.
“As pessoas que queiram participar do grupo precisam apenas se dirigir à unidade de saúde de seu bairro, dar seu nome e telefone, e à medida que formos avaliando a demanda vamos entrando em contato para fecharmos os grupos”, explica Solange Castellini, coordenadora do programa.