Conselho Estadual de Cultura faz visita a Tubarão
Integrantes do Conselho Estadual de Cultura estiveram nesta terça-feira (28) em Tubarão, onde realizaram pela primeira vez na cidade uma de suas reuniões itinerantes mensais e visitaram algumas atrações ligadas à cultura e história nacional e mundial.
Pela manhã, os conselheiros foram recebidos pelo prefeito Joares Ponticelli, que ressaltou a importância de valorizar o patrimônio cultural do município. “Temos grandes atrações em Tubarão que precisam de mais atenção. O museu Willy Zumblick, onde estão várias de suas obras, é de um deles. O local de nascimento de Anita Garibaldi também. Anita é venerada em toda a Europa e aqui em nossa cidade temos só um pequeno memorial. Daqui a quatro anos teremos o bicentenário de nascimento de Anita e precisamos de algo grandioso pra celebrar essa data”, destaca o prefeito.
No roteiro de passeio dos conselheiros, Morrinhos foi o último ponto a ser visitado. Apesar de ser uma atração discreta, o grupo ficou admirado com o tubo de um canhão italiano e inscrições que indicam que Anita ali nasceu. No Museu Willy Zumblick, o sentimento ao observar cada tela do artista plástico era de fascinação. Uma das telas mais comentadas foi a da passagem da Bandeira do Divino, justamente um dos temas que Willy mais gostava de pintar.
O local que deixou os conselheiros mais encantados foi o Museu Ferroviário. As locomotivas à vapor, as chamadas Marias Fumaças, foram atrações que não bastava apenas olhar e fotografar. Várias pessoas subiram em algumas máquinas para ter uma noção de como era o trabalho dos antigos ferroviários que ajudaram no crescimento econômico de Tubarão e todo o Sul do Estado.
Na parte da tarde o Conselho Estadual de Cultura realizou o último evento do cronograma da passagem por Tubarão. Na sede da Amurel, o grupo realizou a reunião itinerante cuja pauta tratava de vários temas do dia a dia da entidade.