Integrantes do GGI-M realizam a primeira reunião do ano

Representantes de diversos segmentos do município participaram na tarde desta sexta-feira (24), da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do Município (GGI-M). A 23ª reunião do grupo, criado para tratar de assuntos relacionados à prevenção e repressão à prática criminosa, foi a primeira coordenada pelo prefeito Joares Ponticelli, que, por força do cargo, preside o GGI-M.

Ponticelli abriu o encontro falando das constantes manifestações que têm recebido da população, no que se refere à segurança. “As ocorrências que, infelizmente, aconteceram nos últimos dias, em pouco espaço de tempo, deixaram a população apreensiva e geraram uma sensação de pânico. Por isso, essa tem sido a maior demanda. É certamente a primeira cobrança que os tubaronenses me fazem”, ressalta.

Após a abertura da reunião, os representantes das entidades fizeram uma exposição das atividades realizadas por suas respectivas áreas e colocaram-se à disposição para atuarem de forma conjunta para coibir a criminalidade.

O tenente-coronel Silvio Lisboa também participou pela primeira vez como comandante do 5º BPM e reforçou que não há outra forma de coibir a criminalidade, se não conjuntamente. “Nós vamos fazer o máximo para termos uma presença ostensiva, que possa refletir em prevenção aos roubos que estão ocorrendo com mais frequência. A parceria com as demais forças, como a Guarda Municipal e Polícia Civil são fundamentais nesse processo”, afirma.

Lisboa citou as medidas que a polícia militar já colocou em prática, nos últimos dias, para diminuir as ocorrências criminosas. “Estamos fazendo barreiras policiais, que têm como foco a apreensão de armas e drogas, além de veículos e motos furtadas, que muitas vezes são utilizadas nos roubos. Também já mapeamos toda a cidade e sabemos os locais que necessitam de maior atenção”.

Ponticelli falou das ações da prefeitura, que devem contribuir para o enfrentamento do problema. “Vamos tomar uma série de providências. Já reativamos o convênio de radiopatrulha com Polícia Militar, com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Vamos criar também o Fundo Municipal de Segurança e Trânsito, por meio do qual vamos alocar os recursos aferidos no estacionamento rotativo e parte da multas para fomentar as parcerias com as entidades, dotá-las de ferramentas e equipamentos modernos e, assim garantir a segurança para nossa gente”, adiantou.

O prefeito Joares Ponticelli avaliou como bastante positiva a primeira reunião. “As entidades compareceram e pactuamos uma relação de união de todas as forças do município para fazer o enfrentamento desse problema de forma conjunta.

A próxima reunião do grupo deve ocorrer em abril, na qual será definido o calendário anual de atividades do GGI-M.