Prefeitura assina mais de R$ 4 milhões em convênios com 11 entidades

A prefeitura de Tubarão formalizou nesta quinta-feira (23), na Sala de Atos, os novos convênios com 11 entidades assistenciais e educacionais que irão receber R$ 4,4 milhões até o fim de 2017. O pagamento da primeira parcela para cada entidade será feito nesta sexta-feira (24) e, a segunda até o dia 5 de abril.

A cerimônia teve a presença de dezenas de integrantes das entidades beneficiadas, gestores municipais e vereadores.

A retomada dos convênios foi viabilizada após uma união de esforços que passou pela secretaria de Gestão, da Procuradoria Jurídica e da Câmara de Vereadores. Na Fundação da Educação, o diretor-presidente Mário Cardoso e vários servidores organizaram, inclusive no feriado de carnaval, uma força tarefa para elaborar os convênios respeitando as novas regras estabelecidas pelo novo Marco Regulatório. Coube à Procuradoria amarrar tudo com segurança jurídica para que a matéria fosse enviada à Câmara de Vereadores.

“Quero fazer um reconhecimento público, do valor dos nossos secretários e servidores e também de todos os vereadores. A nossa equipe interna aqui se superou, se sacrificou para garantir uma conquista que não é minha ou do vice-prefeito, mas uma conquista de Tubarão. A Câmara tem sido parceira, não só nossa, mas da cidade, para aprovar tudo rapidamente. Esses recursos para os convênios dariam para construir uma nova ponte, uma demanda de mais de 30 anos na cidade, mas eu não tenho dúvidas que distribuídos e aplicados por essas entidades esse dinheiro vai construir muitas pontes para a felicidade das famílias beneficiadas, para salvar famílias”, disse o prefeito Joares Ponticelli durante a cerimônia.

Boa parte dos recursos desses convênios servirá para o pagamento dos funcionários ou colaboradores das entidades. Sem o dinheiro, o atendimento seria comprometido e a paralisação das atividades seria a única alternativa.

“Fecharíamos as portas sem o convênio com a prefeitura”, resumiu a presidente em exercício da Associação de Promoção e Educação Tubaronense (Aproet), Maria Colonetti, entidade que beneficia 563 estudantes.

Na Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados (Stan), os recursos garantem a manutenção de uma assistente social que atende mais de 60 famílias.

“Vamos tentar buscar mais uma profissional para esse trabalho, mas o importante é que vamos manter o atendimento”, disse a presidente Vitória Geraldi da Silva.