Seminário dos 43 anos da enchente de 74 começa a ser planejado

Começou a ser planejado nesta terça-feira (7) o seminário sobre os 43 anos da enchente de 1974 em Tubarão. O evento será realizado no dia 24 de março, na sede da Amurel, e tem como idealizadores o Conselho Municipal de Segurança de Tubarão(Comset), a Câmara de Vereadores, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area) e a Coordenadoria de Defesa Civil.

Realizado todos os anos, o seminário reúne profissionais de diversas áreas com o objetivo de estabelecer uma série de discussões que sejam transformadas em ações práticas como forma de evitar a repetição daquela tragédia. A enchente de 1974 registrou um saldo de 199 mortos, milhares de desabrigados e uma devastação que deixou marcas durante anos.
“A forma mais rápida de acontecer novamente uma tragédia é esquecer da tragédia anterior. Por isso fazemos esse seminário todos os anos, para que possamos sempre buscar soluções e evitar algo parecido com o que aconteceu”, destaca o vereador Maurício da Silva, presidente do Comset.

O gestor-coordenador da Defesa Civil de Tubarão, Djalma Alves, participou do encontro e ficou com a tarefa de convidar para o seminário especialistas de entidades como da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O presidente da Area TB, Ney Francalacci, convidará estudantes da Unisul e Fucap. O seminário é aberto à toda comunidade e disponível para questionamentos e participações.

Na próxima semana os idealizadores voltam a se reunir para elaborar a programação e finalizar a lista de palestrantes. O modelo do evento será o mesmo dos seminários anteriores, com início às 8h30min e encerramento às 11h30min.