Festividades do aniversário de Tubarão começam a ser planejadas
O município de Tubarão completa no próximo dia 27 de maio, 147 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a prefeitura pretende promover diversas atividades artístico-culturais, em diversos pontos da cidade.
Os preparativos para a grande festa iniciaram nesta semana. O prefeito Joares Ponticelli nomeou um grupo de servidores, que centralizará as ações alusivas ao aniversário. O chefe de Gabinete do Prefeito, Laércio Menegaz Júnior, coordena o grupo e está bastante animado com a possibilidade de promover eventos que envolvam toda a comunidade. “Nossa intenção é relembrar nossa história e valorizar os talentos da terra. Por isso, queremos promover atividades que mobilizem o maior número de pessoas e oferecer espaço para que possam apresentar sua arte e cultura”, afirma Laércio.
O calendário de aniversário começou a ser discutido nesta quinta-feira (23). Em reunião realizada na sede da Fundação Municipal de Educação (FME), foram apresentadas as primeiras sugestões para celebrar a data, que neste ano cairá em um sábado. “Queremos que as atividades ocorram durante todo o mês, culminado com um grande evento de encerramento, no dia 27 de maio. Não teremos muitos recursos financeiros, mas a criatividade e a força de vontade dos nossos servidores, certamente, surpreenderão. Pretendemos criar ações para celebrar a data com toda a população”, adianta Laércio.
Eventos esportivos, shows com bandas locais, espetáculo musical, exposições, entrega do Prêmio Salim Mussi Miguel, além da Feira CasaPronta, são algumas das atividades que deverão integrar o calendário dos 147 anos. “Uma das sugestões do prefeito Joares Ponticelli é que o meio ambiente seja tema das festividades, por isso, o rio Tubarão deve ser um dos pontos de partida das atividades. Algumas recomendações já começaram a ser discutidas e devem dar origem a projetos bem interessantes”, antecipa o chefe de Gabinete.
Início – Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida, o município recebeu levas de imigrantes portugueses: açorianos e vicentistas. Durante a década de 1870, registraram-se três importantes fatos: a imigração europeia, com predominância de italianos, seguida de alemães e outras nacionalidades, a criação da comarca de Tubarão em 1875 e a formação da Cia Inglesa The Donna Thereza Cristina Railway Co Ld. A ferrovia foi o primeiro e principal agente de mudanças econômicas e sociais no município, junto com a exploração do carvão e a imigração europeia.