Às vésperas do Carnaval, FMS realiza ação de conscientização
Quando um se previne, todos se protegem. Com a proximidade do Carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza nesta quarta-feira (22), das 10 às 14 horas, uma ação voltada a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
As atividades de conscientização ocorrem da Praça 7 de Setembro. No local, agentes de saúde entregam preservativos, além de oferecerem orientações sobre o teste rápido que identifica as DST e também sobre a vacinação contra alguns tipos destas doenças. “Nós estamos fazendo as pessoas lembrarem do uso do preservativo, da prática do sexo seguro e chamando a atenção, principalmente do público jovem, já que vem aumentando o número de pessoas jovens infectadas pelo HIV e outras doenças causadas pela falta de uso do preservativo”, destaca a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Solange Castelini.
Além do centro da cidade, haverá distribuição de preservativos também nos postos de saúde, no horário de funcionamento normal. “A FMS está planejando várias ações de conscientização da população, principalmente para a questão educativa e preventiva. Neste momento, como é véspera de Carnaval, a prevenção para as DST é o ponto mais importante que estamos abordando. Além disso, a ação visa, também, alertar sobre a questão do mosquito Aedes Aegypit, que transmite a dengue, zika vírus e a febre chicungunya”, enfatiza o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.
Segundo o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Além disso, evita uma gravidez não planejada.