Ano letivo da rede municipal inicia nesta segunda-feira (20)

Quase seis mil estudantes, entre alunos do Ensino Fundamental e crianças da Educação Infantil, retornam às unidades escolares da rede municipal, na próxima segunda-feira (20).

Cerca de 2,8 mil estudantes estão matriculados no Ensino Fundamental e 2,9 mil crianças retornam às unidades de Educação Infantil.

Durante o período de férias, as 17 escolas de Educação Básica (EMEB) e os 30 Centro de Educação Infantil (CEI) foram preparados para o início do ano letivo. As unidades foram limpas e passaram por pequenos reparos e manutenção.

Como preparativo ao retorno, os servidores da Fundação Municipal de Educação participaram, na última quinta-feira (16), de um encontro no Espaço Integrado de Artes, da Unisul. Durante o encontro, o diretor-presidente da FME, Mário Cezar de Oliveira Cardoso falou dos desafios, repassou orientações e apresentou os profissionais responsáveis pelos diversos setores da fundação. “Nosso desafio é grande, mas contamos com uma equipe dedicada e muito comprometida com as questões educacionais. Por outro lado, entendemos também que a família tem que participar mais da vida escolar de seus filhos, conhecer a escola e os profissionais que lá trabalham e visitar a sala de aula na qual seu filho estuda. O envolvimento da comunidade faz muita diferença e pode ajudar a transformar o ensino público em referência”, atesta Mário Cezar.

O diretor-presidente cita ainda os maiores desafios que enfrentará neste início de ano letivo. “Procuramos deixar as unidades mais estruturadas possível para receber nossos alunos com comodidade, no entanto, temos ainda muitas escolas com problemas decorrentes do vendaval, por isso nosso compromisso é melhorar o espaço de ensino-aprendizagem, para que possamos prestar uma educação de qualidade”, afirma.

Ampliar o número de vagas, para atender à demanda reprimida de mais de 500 crianças que necessitam de vagas nos Centros de Educação Infantil, realizar concurso público para contratação de professores efetivos e instalar unidades, hoje localizadas em imóveis alugados, em sedes próprias, são também necessidades elencadas por Mário Cezar como prioritárias. “São muitas as ações necessárias, porém, estamos muito engajados, pois temos muita força de vontade e sabemos que transformar essa realidade é possível, ainda que necessite de um pouco de paciência, visto que no serviço público, os processos são morosos”, avalia.

Além do início das aulas previsto para dia 20 de fevereiro, o calendário escolar prevê ainda recesso na última semana de julho. Já o encerramento do ano letivo acontece no dia 12 de dezembro, para quem for aprovado.