Ação visa retirada de ambulantes do centro da cidade

Prezar pela ordem pública, pelos direitos dos lojistas e atender aos pedidos da população. Com tais objetivos, o Município de Tubarão, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Polícia Militar, deu início nesta quarta-feira (7), a uma ação de fiscalização que visa abordar os ambulantes instalados na área central da cidade. A partir deste dia será feita uma vistoria constante, para evitar retornos e novas instalações.

A primeira ação do grupo culminou na abordagem de dois ambulantes, apreensão de centenas de bijuterias, camisetas, carregadores, eletrônicos em geral, mais de 106 óculos, 65 relógios e cerca de 700 capas de celulares. Destaca-se que durante o período natalino, em que o centro da cidade ganha um movimento maior, diversos ambulantes, oriundos de cidades ou estados próximos, instalam-se ilegalmente em determinados pontos, dobrando o número de bancas irregulares no município.

A  CDL solicitou a presença da Polícia Militar por questões de segurança.  

Por que os ambulantes são ilegais?

A ilegalidade encontra-se no fato do não pagamento de nenhum tipo de imposto, o que confere uma competição injusta para com os lojistas, que além de impostos, arcam com luz, água, aluguel, etc.

Há riscos também para a população, já que a maioria dos produtos vendidos não tem uma origem especificada, inspeção, controle de qualidade, podendo causar danos até mesmo à saúde de quem compra. Além disso, ao instalarem-se em calçadas e vias públicas, os ambulantes acabam atrapalhando os pedestres que transitam pelo local, descumprindo normas estabelecidas no código de posturas do município.

Fonte: Decom/PMT