Procon orienta consumidores para a Black Friday

O maior festival de descontos das lojas físicas e virtuais está próximo e o consumidor deve ficar atento aos direitos que tem durante e após a compra. Com o objetivo de orientar os consumidores e garantir que eles aproveitem com segurança esta edição da Black Friday, que acontecerá nesta sexta-feira (25), o Procon listou uma série de recomendações:

Ao consumidor

1) Verificar o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é essencial. Pois, ele deve ser adequado e efetivo, de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento no dia do evento. No caso das lojas on-line, o atendimento deve ser realizado 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 25 de novembro, seja por chat, principais redes sociais ou telefone.

2) É preciso atentar-se aos descontos oferecidos durante a Black Friday. O consumidor deve pesquisar anteriormente o valor do produto desejado e fazer comparações com o desconto anunciado no dia, constatando assim, se o anúncio está correto.

O procon orienta que gravar telas com o preço do produto, anteriormente à Black Friday, é uma forma de garantir que, em casos de incoerência de desconto anunciado no dia, o cliente possa recorrer aos seus direitos.

3) Colocar o produto no carrinho não significa que ele esteja garantido, ou seja, a reserva somente será feita após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão.

Às lojas:

1) As empresas precisam disponibilizar estrutura e equipe adequadas para atendimento do público no dia da ação. No caso das lojas físicas, a infraestrutura dos sites deverá ser reforçada para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações com o grande volume de acessos.

2) É importante que os produtos participantes da ação sejam identificados nas lojas e materiais de comunicação. Eles devem conter ainda, a informação de que há restrição de estoques.

3) Nos sites, a identificação visual dos produtos participantes da Black Friday deve ser ostensiva no produto ou em ambiente separado (hotsite e/ou na página principal do próprio site). A vantagem oferecida precisa ser claramente identificada no produto.

De acordo com o Procon de Tubarão, caso o consumidor tenha alguma reclamação ou dificuldade, basta procurar o órgão de defesa do consumidor pelos seguintes canais: (48) 3621 9818 ou na Central do Cidadão.

Fonte: Decom/PMT