Dia Nacional de Combate a Dengue: Bairros são fiscalizados pela Vigilância Epidemiológica

Todo dia é dia de se prevenir contra a dengue. Entretanto, neste sábado (19) este assunto será tratado com mais ênfase, já que é o Dia Nacional de Combate a Dengue. A ideia é mobilizar as famílias no combate ao mosquito transmissor da dengue, que também é vetor do zika vírus e da chikungunya. Para isso, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água em locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Desde o início do mês, os agentes da Vigilância Epidemiológica de Tubarão estão percorrendo 25 bairros do município. Em forma de mutirão, eles fiscalizam os locais mais próximos da BR 101, onde o risco do surgimento de focos do Aedes Aegypti é maior, por conta do tráfego intenso de veículos de outros estados brasileiros.

Com o apoio de técnicos agrícolas da Diretora de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, os profissionais da prefeitura de Tubarão visitam residências, o comércio local e terrenos, para fazer chamado Levantamento de Índice Rápido (Lira). A pesquisa faz parte de um estudo importante que vai definir o diagnóstico oficial sobre a prevenção do mosquito da dengue na Cidade Azul. O levantamento segue até a próxima semana, mas a fiscalização preventiva ocorre a cada sete dias nas armadilhas espalhadas pelo município.

No início de 2016, foram constatados 11 focos do Aedes Aegypti em Tubarão. Também foram notificados 70 casos de dengue no município, mas apenas um foi confirmado. E esse paciente adquiriu a doença em outro estado da federação. “Até a presente data, não possuímos nenhum caso adquirido no município. Nós somos considerados uma cidade livre de infestação”, informou Kallinka Mattos Gomes, coordenadora do Programa Endemias do Município.

De acordo com a coordenadora, este ano, dois casos de Zika Vírus e dois casos de Chikungunya foram registrados em Tubarão. Mas todos eles foram importados de outras regiões do país.

 

Fonte: Decom/PMT