Locomotiva será restaurada a partir de segunda-feira (21)

O monumento da locomotiva, que fica às margens da avenida Marcolino Martins Cabral, será restaurado a partir da próxima semana. Após a liberação enviada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e DNIT, a Ferrovia Tereza Cristina poderá dar início ao processo de restauração e preservação. Estima-se que R$ 300 mil reais sejam investidos para elaboração desta melhoria, entre reforma da máquina e cobertura. “É importante que seja feita essa recuperação, porque a locomotiva é nosso cartão-postal, ela é a alma de Tubarão”, ressalta o presidente do museu ferroviário, José Warmuth.

Nesta sexta-feira (18), será instalado o tapume ao redor da estrutura para que na segunda-feira (21), a equipe designada pela FTC possa dar início a limpeza da locomotiva. Nessa primeira etapa, de limpeza, serão retiradas as partes metálicas e as tubulações que estão comprometidas para, em seguida, iniciar a substituição dessas. Uma nova pintura também será atribuída à estrutura. “Nossa intenção é que até o natal, em dezembro, ela já esteja pronta e iluminada para fazer parte da decoração natalina de nossa cidade”, afirma o gerente de patrimônio da FTC, Gilberto Machado.

Em reunião nesta quinta-feira (17) a prefeitura de Tubarão, Ferrovia Tereza Cristina, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul e Museu Ferroviário, envolvidos no projeto, discutiram sobre novos ajustes. Além da restauração, a FTC também será responsável pela construção da cobertura da locomotiva, que protegerá a estrutura contra as ações do tempo. Estima-se que essa construção seja iniciada no 1º trimestre de 2017. “Sem a cobertura, nós fazemos a restauração da locomotiva e o processo de deterioração começa em dois ou três anos. Com ela, esperamos que dure por até oito anos”, ressalta Gilberto.

O prefeito Olavio Falchetti destacou que desde o início de sua administração a prefeitura buscou a todo momento esta importante melhoria para a cidade. “Apesar de recebermos muitas críticas, estivemos o tempo todo buscando maneiras para esta reforma. Mesmo a prefeitura não sendo responsável pela praça, e sim a União, buscamos parcerias e ajuda para chegarmos ao dia de hoje”, destaca Olavio.

Praça Tereza Cristina

Durante a reunião, a pauta também girou em torno do projeto de construção da intitulada “Praça Tereza Cristina”. Em seu planejamento atual, feito pelo arquiteto e urbanista Rodrigo Althoff, juntamente a alunos e o escritório modelo, a praça será um ambiente de encontros e lazer. “Essa será uma praça muito simbólica para os tubaronenses, pois reflete o passado e agora o presente de Tubarão”, relata Rodrigo. “A restauração da locomotiva e a construção da praça significam o resgate da história de nossa cidade”, comenta o secretário de Cultura e Esporte, José Acco.

A estrutura:

No projeto, a nova praça será contemplada com um parque infantil e inúmeros bancos para o convívio dos tubaronenses. O espaço atual, que conta com muitos arbustos, será limpo e ficarão apenas algumas palmeiras e árvores nativas. Pode ser instalado também, um ponto de internet no local. O vagão que fica atrás da locomotiva, a princípio, será retirado e restaurado pelo museu ferroviário. Ressalta-se que esse ainda não é o projeto final da praça e que alterações ainda podem ser feitas.