Balcão térmico muda rotina na hora do recreio

Há pouco mais de um mês, as escolas do Ensino Fundamental, da rede municipal de Educação, começaram a servir a alimentação escolar em balcões térmicos.

A novidade, inicialmente, causou certa preocupação, mas com pouco tempo de uso já é possível observar que a adoção do equipamento só trouxe benefícios para o ambiente escolar.

A diretora da escola São Martinho, Eliane de Oliveira Rosa Corrêa, diz que os balcões térmicos mudaram a rotina do recreio. “Antes a momento da refeição era mais demorado, com longas filas. Agora, o processo está mais ágil, pois o aluno escolhe o que quer comer e serve o próprio prato”, salienta.

Autonomia, redução do desperdício de alimentos, respeito à fila, organização e disciplina foram observados após a adoção do equipamento. “A quantidade de comida deixada nos pratos reduziu bastante, pois explicamos para eles que devem servir somente o que vão comer e na quantidade suficiente”, conta Eliane

O aluno Artur Alves Corrêa, do 5º Ano, confirma que o recreio está muito melhor. “Antes o espaço no refeitório era pequeno, porque todos queriam se servir ao mesmo tempo. Agora, todos fazem filas e respeitam sua vez. Está bem mais organizado”, observa.

As mães também aprovaram a iniciativa. Jacíria Iung, fiscal da APP da escola São Martinho e mãe do aluno Gabriel Iung, fez questão de conferir de perto a nova dinâmica da distribuição da alimentação escolar. “Estive aqui durante o recreio e pude observar como ficou mais organizado. A comida fica quentinha, mais saborosa e saudável e cada criança serve a quantidade que sabe que vai comer. A nossa comunidade está muito satisfeita”, salienta Jacíria.

 

Fonte: Decom/PMT