Saúde: Teatro sobre acolhimento é apresentado

A equipe da Unidade Básica de Saúde Passagem participou, na última quinta-feira (23), da reunião do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da Amurel. No encontro, a equipe apresentou um teatro sobre o Acolhimento e Classificação de Risco, que é a forma de atendimento realizada hoje na UBS Passagem. A equipe já foi selecionada para apresentar a peça na Mostra HumanizaSUS.

Nesta segunda-feira (27) foi a vez dos coordenadores e diretores da Fundação Municipal de Saúde, conhecerem a peça teatral.

A peça teatral ilustra o período em que a UBS Passagem iniciou a agenda aberta com classificação de risco. Pioneiros neste processo, a peça foi criada em dois momentos: como era a unidade de saúde na época em que os atendimentos eram realizados por meio de fichas e depois da mudança, com a agenda aberta e classificação de risco. “Ninguém acreditava que a agenda aberta funcionaria tão bem, mas o envolvimento da equipe foi sensacional”, destacou a enfermeira da UBS Rita de Cássia Lúcio.

A Fundação Municipal de Saúde através da diretora-presidente, agradece a participação e o comprometimento das equipes que estão apoiando esta ideia. “A mudança no processo de atendimento iniciou pela UBS Passagem, mas hoje temos 14 unidades de saúde trabalhando desta forma e, o objetivo é implantar em todas as unidades”, destacou a diretora-presidente da FMS, Maryucha Miranda de Oliveira.

Com a chegada da agenda aberta e a classificação de risco, a unidade de saúde deixa de entregar as fichas para atendimento. O cidadão deve procurar a unidade de saúde durante o horário de atendimento (7h às 12h e das 13h às 17h), e ele será avaliado pela equipe da unidade de saúde. De acordo com essa avaliação, o paciente é encaminhado para atendimento médico em alguns minutos ou é convidado a agendar um horário para retornar e passar pela consulta.

Assista o teatro no link.

 

Fonte: Decom/PMT