“De Carona com o Meio Ambiente” promove consciência e diversão

Conhecer para preservar. Este é o foco do evento “De Carona com o Meio Ambiente”, que é mais uma atividade da Semana Municipal do Meio Ambiente. A proposta é levar grupos de estudantes para conhecer pontos específicos do município e repensar as atitudes em prol do meio ambiente.

Participaram em torno de 25 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico São Judas Tadeu, na manhã desta quarta-feira (08). Na parte da tarde outros 13 alunos, desta vez, da escola Municipal Professora Maria Emília Rocha, fizeram o passeio acompanhados de responsável da escola e servidores da Fundação Municipal do Meio Ambiente, que conduziram o passeio tirando as dúvidas dos pequenos.

Ao conhecer os espaços da cidade, as crianças desenvolvem a consciência de preservar a natureza. “Muitas crianças já têm esse conhecimento e vão servir como multiplicadores. O ‘De Carona com o Meio Ambiente’ veio reforçar a ideia e assim eles podem ensinar a população. Já temos fila de espera e pedido de novas edições para esse evento”, ressalta a coordenadora do Meio Ambiente, Renata Porto.

As dúvidas foram muitas, a todo o momento uma mãozinha levantada questionava os professores. O passeio, que partiu do Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, teve a primeira parada no Parque Linear, onde recentemente foi concluída a primeira etapa das obras. Lá as crianças aprenderam sobre coleta de lixo, preservação da água, esgoto, mudança de hábito, Rio Tubarão, mata ciliar, urbanização e mobilidade urbana.

Em seguida pararam na Praça da Catedral do Bairro Oficinas, onde tiveram a oportunidade de observar um espaço de lazer na cidade. Na sequência, os alunos também passaram pelo Museu Ferroviário, onde foram tiradas dúvidas sobre esse tipo de transporte e a importância para a região.

O Rio Seco, braço do Rio Tubarão no bairro Andrino, também foi um ponto de parada e questionamentos. Ali os alunos entenderam a importância de respeitar as áreas preservadas. Puderam também observar a ação das pessoas sobre a natureza e o impacto que isso pode causar. As crianças foram unânimes em afirmar não jogam lixo em local inadequado e a todo o momento enfatizaram o quanto é errado essa atitude.

A última parada foi na Educação Ambiental da Tractebel. Lá as crianças foram recebidas com lanche e em seguida conheceram o espaço de preservação. Exploraram a vegetação, conheceram animais e plantas. Com orientação, aprenderam a plantar mudas, por fim cada um levou uma muda para aplicar o que aprenderam em casa.

Para as crianças, o dia foi de diversão e aprendizado. “O conhecimento não é só na sala de aula, é a experiência. Aqui eles estão vendo, sentindo, percebendo, estão vivenciando. Com esse contato é muito mais prazeroso, acabam fixando mais do que no ambiente escolar”, afirma a secretária da escola municipal Professora Maria Emília Rocha, Susana de Oliveira.
Nesta quinta-feira (09) terá o segundo dia do projeto De Carona com o Meio Ambiente. Pela manhã vão os alunos do Programa Adolescente Responsável (PAR), e a tarde será a vez um grupo de idosos fazer o passeio.

Fonte: Decom/PMT