Reunião discute a implantação de um parque eólico na região

Muito se fala em sustentabilidade e energia branca. E agora a região da Amurel está para dar um grande passo neste sentido. O diretor do grupo Open, Leo Riffel, esteve em reunião com o prefeito Olavio Falchetti e com o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira, na tarde desta quinta-feira (02), em negociação a respeito do parque eólico a ser instalado na região.

O teor da reunião foi sobre a necessidade de criar trechos de acesso ao parque para o transporte de equipamentos pesados. A proposta da empresa à prefeitura é de participação para criar acessos na cidade, para poder ‘linkar’ o trajeto das máquinas até o ponto de acesso às fazendas, onde serão instalados os parques.

O engenheiro Leo Riffel é proprietário de quatro mil hectares entre Jaguaruna e Laguna. “Entendendo o potencial eólico da região, resolvemos implantar nessas propriedades esses parques que estão prontos para implantação, habilitados para participar dos leilões do governo. Países desenvolvidos estão todos focados na geração de energia limpa. O caminho é este. O Brasil tem tudo para ser um líder mundial em geração de energia eólica”, completa Riffel.

O projeto compreende 150 Mega Watts, 65 torres e um investimento de 800 milhões de reais. Ao ser implantado, pretende gerar em torno de 700 empregos na parte da construção e mais 150 empregos na operação do parque. Ao começar as obras, levará em torno de 18 meses até a conclusão. “Já estivemos em Florianópolis, acompanhado do prefeito de Laguna, para dar prosseguimento a esta iniciativa. E hoje este empresário esteve em Tubarão e para que haja o transporte, é necessário o apoio destes municípios”, ressalta o prefeito Olavio Falchetti.

Além de toda geração de emprego e renda, com o parque surgirá a necessidade de capacitação de profissionais. A empresa pretende fazer um convênio com a universidade no sentido de criar cursos a este pessoal.

Saiba mais: O município de Tubarão já está com o projeto finalizado para a construção da ponte, na rua Ageu Medeiros, que fica localizada na divisa entre o município de Tubarão e Laguna. “Esta obra é de extrema importância para viabilizar o transporte dos equipamentos deste parque, além de beneficiar toda a comunidade”, destaca Olavio.

 

Fonte: Decom/PMT