Município de Tubarão foi tema da 6ª edição do “Arte e Conversa”

A “Cidade Azul” foi a grande homenageada na 6ª edição do projeto Arte e Conversa, realizado na noite da última segunda-feira (23), no Centro Municipal de Cultura.

Partindo do tema central “Caminho: Os trajetos que desenharam a história de Tubarão”, a museóloga Silvana Silva de Souza e o professor Arilton Teixeira abordaram aspectos interessantes da história de Tubarão, desmitificando temas como a origem do nome da cidade e das localidades que hoje são bairros conhecidos da cidade, como Guarda, Rio do Pouso e Pouso Alto. “Todos esses nomes surgiram na época dos tropeiros e permanecem até hoje. Tudo tem explicação no passado, por isso é muito importante conhecer, para entender e respeitar nossa herança histórica e cultural”, atesta o professor Arilton.

O evento que integra o calendário de atividade em comemoração aos 146 anos de Tubarão foi marcado ainda pela abertura da exposição de pinturas em prato e esculturas feitas com argila. As obras foram produzidas pelos alunos do ensino fundamental, que assim homenagearam o município pela passagem do aniversário.

Quem visitar o Centro Municipal de Cultura vai poder conferir de perto o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes, com a supervisão da assessora de Arte, Cristina Gomes dos Santos e da artista plástica Sônia Lapolli.

Tropeiros, Lira Tubaronense, Lavadeiras de Tubarão, Estrada de Ferro, Bandeira do Divino, Rio Tubarão, Boi-de-Mamão, entre outros, serviram de inspiração para os alunos, que usaram toda a criatividade para retratar os temas sugeridos e criar verdadeiras obras de arte. “Ao participarem do projeto, os alunos conheceram os bastidores da produção artística, já que se envolveram com todo o processo”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Gomes dos Santos.

Os trabalhos dos alunos ficarão expostos no Centro Municipal de Cultura, até o dia 06 de junho.

 

Fonte: Decom/PMT