“Doe o que Puder”: Ação une solidariedade e amor

Se não dá flor, não pode ser pé de amor. A partir desta filosofia, a estudante de direito e escritora Letícia Carolina Canalis, natural de Ibiporã (PR), que reside na Cidade Azul há oito anos, decidiu promover o “Sarau Solidário – Tulipa Efêmera”, uma integração social que consiste na troca de roupas, sapatos, livros, brinquedos e objetos que as pessoas não usam mais e que podem servir para outras. Para isso, a paranaense, junto com a amiga Stefani Hirt, estarão com um estande arrecadando todo tipo de peças no próximo dia 25, na praça Sete de Setembro. A ação ocorre em conjunto com o evento “Ação Cidadania – Tubarão 146 anos”, promovido pelo município, que inicia às 9h e segue até as 21h.

O nome “Tulipa Efêmera” está relacionado ao blog Tulipa Efêmera, criado por Letícia com o mesmo objetivo: Levar amor por onde for. Em parceria com Stefani, publicitária responsável por toda arte e publicidade da página, o blog existe há dois anos. “Eu propus à Stefani de fazermos essa integração não só para levar objetos materiais para satisfazer as necessidades imediatas de quem precisa, mas também para levar música, abraços grátis, pintura em rosto, café, bolo…”, explica Letícia.

Para a realização do Sarau, estão disponíveis dois postos de coleta em Tubarão até o dia 9 de junho, estabelecidos na livraria Nobel, no Farol Shopping, e no Centro de Convivência da Unisul. Além disso, a escritora afirma que o projeto deve se tornar contínuo em Tubarão. “Nossa intenção é fazer continuamente, para que essa troca de carinho vire um hábito entre os tubaronenses, para que se há objetos que não são mais úteis para nós, para outras pessoas pode fazer uma enorme diferença”, expressa Letícia. Além dos objetos, os pontos de coleta e o estande do dia 25 receberão também alimentos não perecíveis para que possam ser doados à instituições do município.

O “Sarau Solidário – Tulipa Efêmera” está programado para o dia 11 de junho, na praça Sete de Setembro, das 9h às 17h. Neste dia, tudo o que foi arrecadado será exposto para a população, podendo ser doado a quem precisa. Além disso, as idealizadoras do projeto já possuem autorização da coordenação de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, para fixarem cabides em alguns pontos de ônibus da cidade. “Queremos deixar a mensagem de “Deixe o que puder e leve o que precisar” nesses pontos, para que durante o ano todo seja feita essa troca entre as pessoas”, enfatiza a paranaense, ressaltando ainda que após o Sarau do dia 11, os cabides já estarão disponíveis, com as peças que restarem.

“Será um grande evento de amor, com música, comida, contação de histórias e exposição de artes. As pessoas poderão levar o que quiserem; É só passar, provar, gostar e levar. Contamos com a participação de toda a cidade” convida a publicitária Stefani Hirt.

 

Fonte: Decom/PMT