Construções, ampliações e reformas melhoram serviços de saúde
Para melhorar o fluxo dos serviços na rede municipal de saúde, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram adaptadas. As adequações, realizadas por meio de construção, ampliação e reforma, proporcionaram espaços adequados, com melhor acolhimento, conforto e segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde.
Alguns serviços da rede de saúde de Tubarão não possuíam sede própria, entre eles estavam UBSs que funcionavam em residências alugadas (São Martinho I, Km 63 e Oficinas I); espaços cedidos (Monte Castelo e Oficinas II); ou que dividiam espaço com uma outra unidade (São Clemente). Atualmente, estas comunidades utilizam espaços adequados para o serviço de saúde, conforme solicitado pelo Ministério da Saúde.
Outros espaços do município foram adaptados para melhorar a assistência. As adaptações foram realizadas de acordo com a necessidade das estruturas existentes. As unidades São Martinho II, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas e São João, por exemplo, foram ampliadas. Já as unidades Caic, Humaitá, Recife, São Luiz e Km 60 passaram por obras de reforma.
Com as obras na unidade de saúde CAIC, a ampla estrutura foi dividida em dois blocos e pôde ser melhor aproveitada. No local, ainda foi instalado a Clínica de Fisioterapia. Além das obras já concluídas, o município poderá contar ainda com uma academia de saúde, no bairro Oficinas, que está em construção.
Fonte: Decom/PMT