Tocha Olímpica será carregada por atletas tubaronenses
Entre os 300 municípios selecionados para a passagem da Tocha Olímpica, um deles é Tubarão. No dia 10 de julho, às 8h30, a Cidade Azul terá o privilégio de receber um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos. A tocha vai percorrer um trajeto de 3.300m, que vai do Farol Shopping até a praça de Oficinas (Matriz São José), sendo carregada por 17 pessoas.
Um dos tubaronenses selecionados para carregar a Tocha Olímpica é Diego Blasius, diretor de competições da Fundação Municipal de Cultura e Esporte. Apesar de ser de Tubarão, Diego, até o momento, foi alocado para carregar a tocha na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.
São três empresas patrocinadoras do evento, Bradesco, Coca-cola e Nissan, e por meio de concurso escolheram as pessoas que carregariam a tocha. Os interessados deveriam responder por quê mereciam ser uma das pessoas a carregar a Tocha Olímpica.
Diego compartilhou sua história e foi selecionado pela Nissan para fazer parte deste momento. Ele foi atleta na Unisul durante a graduação. Também foi treinador das categorias de base de futebol e futsal, treinou os goleiros da Unisul na Liga Nacional por 4 anos. Em dezembro de 2010, foi trabalhar no Kuwait como preparador físico e treinador de goleiros. Seu trabalho ajudou a classificar a seleção do país para a primeira Copa do Mundo de Futsal do time. Em 2013 voltou para o Brasil, e atualmente trabalha na Fundação de Cultura e Esporte de Tubarão.
Diego vai carregar a Tocha Olímpica por um trecho em torno de 200m, na cidade de Torres. Depois de lá, a tocha ainda vai passar por Araranguá, Cricíuma, até que chega a Tubarão. Saindo daqui, vai para Laguna e segue subindo o Estado.
Condutores:
Os escolhidos para levar a tocha olímpica foram determinados de formas diferentes. O ex-corredor Clemente de Souza e nadadora Fernanda Delgado foram escolhidos pelo município por suas vitórias na área esportiva.
Haverão também, três crianças da escola São Judas Tadeu que foram escolhidas porque escreveram as melhores redações com o tema Olimpíadas. Essa foi uma atividade criada pelo Ministério da Educação, onde eles selecionaram as escolas com o maior Índice de Desenvolvimento Escolar Básico (IDEB) para participar desta seleção. São Judas Tadeu foi um dos melhores.
Fonte: Decom/PMT