Semana será marcada por baixas temperaturas com condições de neve em algumas regiões

Aos que aguardavam ansiosamente as baixas temperaturas, uma boa notícia: Os registros meteorológicos divulgados pelo Epagri/Ciram preveem que a semana será marcada por adversidades em todo o estado de Santa Catarina. Chuvas, ventos fortes, geada e até mesmo condições de neve poderão ocorrer em algumas localidades.

Ainda nesta segunda-feira (25) a temperatura entra em declínio acentuado do oeste ao sul do estado, com máxima de 25°C e mínima de 19°C no município, devido a uma frente fria que se desloca seguida de uma massa de ar de origem polar no norte da Argentina.

Na madrugada da terça-feira (26), chuvas poderão ocorrer, havendo melhoria durante o dia. O vento, sudoeste a sul, será moderado com rajadas fortes e persistentes, contribuindo para o avanço da massa de ar de origem polar, podendo registrar máxima de 21°C e mínima de 14°C

O sol volta a aparecer na quarta-feira (27) no oeste, mas nas demais regiões o céu permanece encoberto com diminuição da nebulosidade no decorrer do dia e chuva fraca no sul do estado, no período da madrugada e manhã. A atuação da massa de ar de origem polar favorece a condição de geada no oeste e de neve no planalto sul, devido à presença de umidade. A máxima na Cidade Azul é de 14°C e mínima de 7°C.

A quinta (28) e sexta-feira (29) será ensolarada em todas as localidades, com a atuação da massa de ar frio e seco ocasionando temperaturas negativas com geada ampla, especialmente na quinta, que terá mínima de 5°C e máxima de 13°C. Na sexta-feira a máxima é de 16°C e mínima também de 5°C.

Confira as tendências para o período de 30 de abril a 9 de maio:

No início do período, há condição de chuva no litoral de Santa Catarina, permanecendo um tempo mais seco com presença de sol nas demais regiões.

Entre os dias 3 e 5 de maio, predomínio de sol em todo o estado com temperatura em elevação. A próxima frente fria deve passar pelo estado entre os dias 6 e 07 de maio.

Qualquer ocorrência deve ser comunicada à secretaria municipal de Proteção e Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do estado conta com equipes de prontidão 24 horas. O telefone para contato do órgão estadual é (48) 3664-7056.

 

Fonte: Decom/PMT