Central de Cooperativas melhorará a logística na distribuição de produtos da agricultura familiar

A união entre seis cooperativas do Sul do Estado poderá incrementar em aproximadamente 50% o volume de produtos fornecidos para a merenda escolar da região nos próximos anos. Este aumento será devido ao auxílio logístico oferecido pela Central através do fornecimento de box, câmara fria, caminhão, veículo e escritório de apoio aos produtores.

Este ambiente localiza-se nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA) em Tubarão e conta com a participação de seis cooperativas: Producooper, Cooperagreco, Cooperrica, Coofasul, Coonafor e Cooaff. “Cada cooperativa isolada tem uma força, mas quando todas elas se juntam em uma central, a força é dobrada”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira.

A expectativa é que até o final do ano, com novas adesões, cerca 13 cooperativas façam parte da Cooperativa Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina ( Coorpercafes).
Além da merenda escolar, a união trará mais benefícios: maior escala e rapidez na entrega da produção, aumento na renda das famílias rurais e melhor qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor.

De acordo com o artigo nº 14 da lei nº 11.947/2009, que segue: “30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar”.

No município de Tubarão, hoje, quem faz esta ligação com o FNDE é a Fundação Municipal de Educação e este número equivale a 62%, praticamente o dobro do que é exigido por lei.
 
Fonte: Decom/PMT