Gripe A/H1N1: Tire suas dúvidas

Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina no ano de 2013 foram identificados dois casos positivos do vírus Influenza em Tubarão.

Até o momento na Cidade Azul foram confirmados dois casos da gripe H1N1.

Nesta quarta-feira (06) um homem morreu sob suspeita deste vírus e também de leptospirose. Este caso Foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública, onde foram realizadas coletas para investigação de H1N1 e Leptospirose. Ainda não há nenhuma confirmação. Desde que notificada, a Vigilância Epidemiológica já está acompanhando o caso.  O laudo oficial provavelmente será divulgado na próxima segunda-feira (11).

Conheça algumas orientações para prevenção do H1N1:

A gripe A/H1N1 é uma doença viral, cujos principais sintomas são: febre alta e tosse, dores de cabeça e no corpo, garganta inflamada e falta de ar. Cansaço, diarreia e vômito também fazem parte do quadro. Durante a transmissão, o vírus viaja do corpo do portador através da saliva (tosse, espirro) e atinge qualquer um que não esteja prevenido e tenha contato com este resíduo. “Para evitar o contágio, os moradores devem sempre lavar as mãos com água e sabão, ou em segundo caso, com álcool gel e evitar ambientes com aglomerações”, afirma a enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica Patricia Zapelini Batista.

Tipos de Influenza:

Existem três: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais.

Mitos e verdades:

Preciso fazer a vacina tetravalente pois só ela me protegerá?

MITO – A vacina trivalente é suficiente para conter o vírus Influenza A, que tornou-se mais comum.

Uma boa alimentação auxilia na recuperação da doença?

VERDADE – A alimentação correta, bem como, repouso e ingestão de líquidos, acompanhados do uso do medicamento prescrito pelo médico, auxiliam na recuperação.

Preciso sair na rua utilizando máscara para me prevenir do vírus?
MITO – Apenas quem precisa utilizar as máscaras são os profissionais que lidarão diretamente com o vírus.

Somente quem tem o vírus precisa cobrir a boca quando tossir?

MITO – Todos devem proteger a boca ao espirrar ou tossir, utilizando o antebraço ou um lenço. Pois os sintomas podem aparecer somente depois de sete dias da infecção.

Conheça as diferenças entre as vacinas contra a gripe A

Há duas vacinas disponíveis: A trivalente distribuída na rede pública, que combate os vírus tipo A H1N1, tipo A H3N2 e o vírus do tipo B, de gripe comum; e a tetravalente, que tem proteção contra duas linhagens da gripe A e duas linhagens da gripe B. Idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, por exemplo), crianças entre seis meses e cinco anos e profissionais da saúde constituem o grupo prioritário para vacinação.

Na próxima semana, o município disponibilizará todas as informações para a campanha 2016.

 

Fonte: Decom/PMT