Plano de Macrodrenagem será apresentado nesta terça-feira (5)

Para minimizar os impactos causados pelas cheias dos rios, alagamentos em ambientes rurais e urbanos na Cidade Azul, além de implementar a sustentabilidade quanto às águas pluviais, é necessário o desenvolvimento de um plano. Para tratar do assunto, uma reunião será realizada nesta terça-feira (5).

O evento ocorrerá no auditório da Casa da Cidadania, a partir das 14h e contará com a presença do prefeito Olavio Falchetti, vereadores e diversas autoridades.

Durante o encontro será apresentada a equipe que fará o Plano Municipal de Macrodrenagem de Tubarão. Os integrantes são professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS).

“O Plano de Macrodrenagem proposto não é um plano hidráulico ou hidrológico de canais, mas sim um conjunto de medidas não estruturais e estruturais interconectadas que avaliam as soluções de conjunto do município, integrando com os outros serviços urbanos da cidade e permitindo uma gestão dos serviços municipais eficiente. Além disso, estabelece a implementação da drenagem urbana e sua operação e manutenção de curto, médio e longo prazo de forma sustentável”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

 

Decom/PMT