Tubaronense participa de campeonato internacional de caratê

O atleta e técnico de caratê Fabrício de Souza, de Tubarão, representou o Brasil no Premier Caratê – Open, disputado entre os dias 23 e 25 de janeiro em Paris, França.

Ao todo, 123 atletas de 38 países participaram do campeonato, um dos mais importantes para o esporte no mundo.

Fabricio participou da competição na categoria kata. Os atletas foram divididos em quatro chaves e o brasileiro ficou na que continha os campeões de 2014 no evento e o vice-campeão mundial, respectivamente do Japão e Alemanha. Compondo a chave também estavam atletas da Itália e França, com grande tradição no esporte.

Na primeira participação o tubaronense venceu um atleta da Espanha, porém perdeu na segunda luta, contra com francês. O atleta anfitrião, por sua vez, ganhou de um italiano, mas perdeu para o vice-campeão Mundial, da Alemanha, o que eliminou a possibilidade do brasileiro buscar medalha na repescagem.

“Estou muito feliz com minha participação nesse evento e satisfeito com meu desempenho. É muito difícil vencer em kata na Europa, principalmente quando não se é conhecido e não se vem de um país com tradição na categoria, isso valorizou ainda mais a minha participação, pois venci um atleta da Espanha. Foi uma experiência fantástica, que proporcionou muito aprendizado”, avalia Fabricio.

Para o atleta, este campeonato também foi de suma importância, pois foi possível confrontar os melhores atletas do mundo, acompanhar de perto seu desempenho e com isso foi possível comparar com o nível de desenvolvimento do esporte no Brasil e no estado. “Foi possível constatar que os atletas da nossa equipe possuem nível técnico para enfrentar os melhores do mundo, e acredito que em breve teremos mais atletas tubaronenses se destacando em eventos internacionais”, afirma.

O atleta tem apoio do governo do estado, por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte com o Programa Fundesporte e do município de Tubarão, através da Fundação Municipal de Cultura e Esporte.

 

Fonte: Decom/PMT