Dia Mundial da Água marca conscientização ambiental

A água é um dos principais elementos da natureza. Quem é capaz de viver sem ela? Nesta terça-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água, e nada melhor do que celebrar este dia analisando maus hábitos para maior conscientização de uso de forma sustentável.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), frequentemente realiza ações que promovem essa conscientização. “A Funat possui o programa Nossas Árvores, que cuida do manejo, plantação e doação de mudas; o programa de Licenciamento e Fiscalização, que auxilia no conhecimento das empresas e realidade do município em relação ao impacto ambiental; e o Núcleo de Educação Ambiental, que desenvolve todas as ações voltadas a conscientização”, explica do diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan. “Acredito que ações assim são muito importantes para recolocar o cidadão no seu verdadeiro papel na sociedade e mostrar o que cada um pode fazer em benefício dela”, completa Guilherme.

Os fundos de vales e o entorno dos cursos d’água são considerados pela Legislação ambiental brasileira como Áreas de Proteção Permanentes (APPs). Uma das soluções para salvar estes cursos em áreas urbanas de maneira sustentável é a implantação do Parques Linear. Em Tubarão, diversas ações foram e estão sendo desenvolvidas para a implementação do parque, trazendo uma nova maneira de ocupar as margens do Rio Tubarão: um espaço onde a água é uma aliada de destaque na solução integrada com os aspectos ambientais, sociais, econômicas e culturais.

Na Cidade Azul a relação da comunidade com o Rio Tubarão se torna indispensável e ao mesmo tempo conflitante. Quem não se lembra da grande enchente de março de 1974 que devastou a cidade? A secretaria de Proteção e Defesa Civil do município vem realizando diversas ações para tornar este convívio prazeroso, importante e solidário. “A Defesa Civil vem desenvolvendo o Projeto Proteção e Defesa Civil nas escolas e comunidades na busca de transformar essa situação em compromisso de todos porque proteção e defesa civil Somos Todos Nós”, afirma a coordenadora de Proteção e Defesa Civil Elna Fátima Pires De Oliveira.

 

Fonte: Decom/PMT