Município discute criação da Sala de Situação
Foi realizada nesta quinta-feira (10)no Paço Municipal, uma reunião para tratar sobre a implantação da Sala de Situação referente ao combate a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya. Fazem parte deste grupo o Município de Tubarão, através de diversas secretarias, Conselho Municipal de Saúde, Defesa Civil, 20° Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate às Endemias de Tubarão, Kallinka Mattos explicou que hoje o município está numa situação sob controle. “Hoje no estado as cidades que montaram suas salas são as que estão em situação de emergência, que não é o caso de Tubarão”, disse.
O Tenente Coronel da Polícia Militar, Giovane Silveira do Livramento destacou o papel da corporação nesta ação de saúde pública. “Além do atendimento em ocorrências policiais, nós entendemos que a colaboração da Polícia Militar nessa questão de vigilância epidemiológica e epidemia do Aedes Aegypti é muito importante. Estamos constantemente nas ruas e isso pode ajudar a localizar os possíveis focos”, destacou.
Em outra frente de combate, a secretaria de Infraestrutura já vem fazendo um trabalho na parte de limpeza pública, com recolhimento de entulhos, lixos, mas infelizmente a comunidade imprudentemente acaba jogando em áreas verdes, praças públicas, criando possíveis criadouros do Aedes.
Saiba mais: A sala de situação é um sistema de comando de operações formado por equipes de diferentes áreas com funções específicas para o planejamento de metas e estratégias para o combate do mosquito Aedes Aegypti.
Fonte: Decom/PMT