Amurel elege novo presidente

O município de Imaruí, representado pelo prefeito Manoel Viana de Sousa (PT) está na presidência do Conselho Executivo da AMUREL. Tubarão, representado pelo prefeito Olávio Falchetti (PT) ficou com a 1ª vice-presidência, e Pedras Grandes, com Antônio Felippe Sobrinho (PMDB), a 2ª vice-presidência. A escolha se deu de forma tranquila como de costume e prevaleceu o acordo entre o grupo de prefeitos no início do mandato dos atuais gestores, que definia que o último ano seria de um município governado pelo PT. Capivari de Baixo (Moacir Rabelo), Gravatal (Nardo Nesi) e Jaguaruna (Luiz Napoli) compõem o Conselho Fiscal. Imbituba (Jaison Cardoso), Sangão (Castilho Silvano) e São Martinho (José Schotten) são os suplentes do Conselho Fiscal e os demais municípios, representantes da Associação junto à Fecam. 

Jaison Cardoso, prefeito de Imbituba agradeceu aos colegas prefeitos pela oportunidade de presidir a Associação e disse que foi uma experiência importante em sua vida profissional e pessoal. Não esqueceu de agradecer aos funcionários da Associação pelo empenho na execução das tarefas e destacou em especial o trabalho do diretor executivo da entidade, Celso Heidemann, na condução da Associação. 

Manoel Viana disse que é uma honra ocupar a presidência da AMUREL 27 anos após a última vez que Imaruí esteve nesta condição. No entanto, assegurou que as metas e o foco que a Associação já têm não mudam com a sua chegada ao cargo. Após agradecimentos, o novo presidente deliberou sobre as metas fiscais da entidade para 2016, que foram aprovadas pelos prefeitos. 

A prestação de contas do exercício 2015, aprovação da ata da assembleia anterior e aprovação do plano de trabalho da AMUREL para 2016 também estiveram na pauta da reunião.

Entre os assuntos gerais não previstos previamente em pauta houve manifestações de preocupação de vários prefeitos quanto à possibilidade de os prefeitos não conseguirem pagar integralmente ou parte do reajuste anual dos salários dos servidores com base no INPC devido à crise financeira, fato que será objeto de um comunicado da AMUREL, em breve. As dificuldades e os cuidados com convênios em ano eleitoral também foram assuntos da reunião. Em ambos assuntos a assessoria jurídica da AMUREL orientou os prefeitos sobre as melhores decisões a tomar, mas a entidade ficará atenta e continuará a tratar dos temas.

Celso Heidemann leu aos prefeitos o documento que será levado no Ministério das Cidades, em Brasília, cobrando uma solução para as pendências na confirmação de recursos para municípios contemplados pelo programa Pró-Transporte, do governo federal. Sete municípios dos 18 associados foram beneficiados, mas somente um teve a confirmação dos recursos. A AMUREL recebeu a orientação sobre como proceder no caso, na reunião com a gerência regional da Caixa Econômica Federal, em Criciúma, no dia 16 de fevereiro.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS aproveitou a presença dos prefeitos e, como ocorreu nas assembleias anteriores da AMUREL, realizou a sua assembleia ordinária.

 

Fonte: Decom/PMT