Conselheiros tutelares são empossados

Ajudar no desenvolvimento da criança e adolescente é fundamental, principalmente quando os mesmos têm os direitos violados. Desta forma, para assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos, existem os Conselhos Tutelares.

Para dar continuidade a este trabalho, foram empossados neste domingo (10), os novos conselheiros tutelares para atuar no município. A cerimônia de posse ocorreu na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, na antiga Casa da Cidadania.

Ao todo, cinco titulares e 14 suplentes foram empossados pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo prefeito Olavio Falchetti, sendo que o mandato é de quatro anos a partir da posse. Estes conselheiros foram eleitos no ano passado, após votação.

As eleições para conselheiros tutelares foram pela primeira vez unificadas em todo o país e aqui em Tubarão, foram 10 seções eleitorais na sede da Fundação e o voto foi facultativo. “Trabalhar como conselheira tutelar é lidar com situações difíceis todos os dias, porém, ajudar uma criança é muito gratificante.” ressalta a conselheira tutelar Cíntia Novasco.

A conselheira trabalhará pela primeira vez nesta função. Ela é formada em Psicologia na Unisul e o que fez ser conselheira foi o fato de gostar de trabalhar com as questões sociais. Outro fator que levou a trabalhar neste setor, foi a partir do momento que realizou estágio no Creas do bairro Vila Moema.

Conheça mais: O objetivo do Conselho Tutelar é dar garantia e defender os direitos da criança e do adolescente. Toda e qualquer suspeita ou confirmação de violência psicológica, sexual, negligência e maus tratos, devem ser denunciadas diretamente para o conselho ou pelos serviços do CRAS, escolas ou até mesmo unidades de saúde. As denúncias podem ser realizadas no conselho tutelar, através do número 3626-4998.

Jean Cardoso / Decom