Saiba como proceder ao presenciar animais soltos em vias públicas
Para garantir a segurança e o bem estar dos tubaronenses, o serviço de resgate de animais de grande porte nas ruas de Tubarão é disponibilizado diariamente, pela secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os animais recolhidos são levados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e ficam à disposição dos proprietários para serem devolvidos.
O prazo esperado para que entrem em contato ou provem a posse dos animais é de cinco dias, sujeito a multa e diária. Se após este período o proprietário não fizer contato, os animais são automaticamente encaminhados para adoção. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h.
As denúncias, para que aconteça o resgate de animais equídeos, devem ser encaminhadas à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal (153). Após este processo, ocorre a comunicação da ocorrência na Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais e o caminhão para recolhimento são acionados.
No CCZ os animais recebem alimentação, água, abrigo, e durante a avaliação clínica, os animais são identificados através de resenha gráfica e chipagem intradérmica. Além disso, são efetuados todos os tipos de tratamento que necessitam durante o período que estão albergados.
A principal recomendação para os proprietários de animais de grande porte é não deixar o animal solto.
– Animais na pista ameaçam a integridade física dos moradores e podem causar graves acidentes de trânsito.
– O animal solto invade o direito do cidadão de trafegar e utilizar espaços públicos como campos de esporte, quadras, parques, etc.
Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT