Guardas Municipais passam a utilizar comunicadores digitais

Com muito mais rapidez e segurança os agentes da Guarda Municipal de Tubarão farão os atendimentos nas ocorrências. A partir desta semana, a GMT começou a utilizar o Serviço Móvel Especializado (SME). Este novo sistema de comunicação digital torna mais eficiente nos trabalhos realizados pelos agentes.

“Esta comunicação mais hábil é um dos pilares para que os guardas municipais possam atingir os resultados nas operações e fiscalizações. É uma forma de possibilitar uma resposta mais rápida e coordenada a todos os envolvidos”, destaca o diretor da Guarda Municipal José dos Santos.

A secretaria de Segurança e Patrimônio, por meio da GMT, obteve cinco bases fixas, sendo uma central e uma para cada viatura. Ainda incluem neste pacote, 15 rádios comunicadores (HT).

Os rádios comunicadores antes utilizados pela GMT eram antigos, sem repetidora, o que dificultava o trabalho dos guardas municipais nas ruas no quesito comunicação.”Desta forma, esta comunicação deficiente prejudicava o bom andamento do nosso serviço”, afirma o GM Anderson Fernandes Souza.

O novo sistema ainda está interligado com a secretaria de Proteção e Defesa Civil, possibilitando maior agilidade em casos de desastres naturais.

Saiba mais: O trabalho da Guarda Municipal não se limita a notificar infrações de trânsito. Manter a ordem pública, zelar pelo patrimônio municipal e pela segurança dos moradores estão entre as principais funções da GMT.

Ao deparar-se com irregularidades que possam ser notificadas pela GMT, o morador deve entrar em contato com a Central da Guarda Municipal através do número 153.

Fonte: Priscila Ladislau/PMT