Calor aumenta número de atendimentos

Com as temperaturas mais quentes, o número de atendimentos clínicos aumentaram, conforme registros do Samu (USB) de Tubarão. Em média, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende 200 ocorrências por mês. Em novembro, esse número foi ultrapassado, chegando a 240 atendimentos.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência (clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e entre outras).

Para acionar o Samu é necessário ligar para o número 192. A ligação irá cair em uma Central de Regulação, localizada em Criciúma. O técnico da regulação precisará de informações básicas, como nome, idade e o motivo da ligação. Depois disso, um médico deve atender a ligação, onde vai avaliar a gravidade e acionar a equipe, seja a unidade de suporte básico ou a unidade de suporte avançado.

A unidade de suporte básico de Tubarão tem algumas orientações para a população, tendo em vista que muitas pessoas não sabem como e quando devem acionar o serviço. “É importante que as pessoas liguem, mesmo que na dúvida e em algumas situações, é necessário contato imediato com o SAMU”, destacou Thiago Geremias Henrique.

Situações que pedem contato imediato:

– Dor no peito de aparecimento súbito;
– Intoxicação e envenenamento;
– Queimaduras graves;
– Trabalho de parto;
– Problemas respiratórios graves;
– Crises convulsivas;
– Acidentes graves;
– Tentativa de suicídio;
– Perda de consciência; e
– Sangramento ou hemorragia.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT