Centro Comunitário da Passagem recebe grafitagem
Nas mãos spray, tinta látex, pigmentos e rolinhos. Na expressão, o sorriso e a vontade de fazer a diferença. Com essas características, o professor Kadu e os alunos do Programa Adolescente Responsável (PAR) estão grafitando as paredes do Centro Comunitário da Passagem. Os encontros semanais estão dando forma às flores e aos futuros desenhos geométricos e abstratos que abrigarão o local.
São ao todo 28 alunos que participam da ação. Eles foram responsáveis pela criação dos desenhos que serão ampliados e passados para as paredes por Kadu. Toda a pintura é feita pelos adolescentes do PAR. Para finalizar a arte, serão necessários mais oito ou 10 encontros, dependendo das condições climáticas.
As oficinas de pintura duram de quatro a cinco horas. O grupo de grafite da antiga rodoviária também auxilia nas aulas. Essa é uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Esporte e Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. “É uma satisfação muito grande trabalhar aqui, porque estamos introduzindo o grafite em um lugar onde ele não é muito conhecido”, relata o professor Kadu.
Percebendo a evolução de um dos alunos do PAR durante as oficinas, Kadu convidou o adolescente Matheus Alves Fernandes para comparecer também as aulas ministradas da antiga rodoviária. “Está sendo muito bom. Se eu quiser decorar meu quarto eu vou lá e faço. Isso é o que eu gosto”, afirma Matheus. Ele disse ainda que já aprendeu as técnicas de manuseio dos rolinhos, pincéis e de criação do desenho. Seu primeiro desenho foi abstrato.
Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT