Prefeito reforça pedido de três praças de pedágios

Até o dia 28 de dezembro deste ano, vão ocorrer várias audiências públicas com o objetivo de receber sugestões e contribuições referentes ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão da BR-101, no trecho entre Paulo Lopes e São João do Sul.

 

Nesta segunda-feira (19), em Florianópolis, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, reforçou aos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a sugestão de implantação de três praças de pedágio, com valores semelhantes aos praticados no Norte do estado, em vez de quatro, como sugerido pelo órgão.

 

Prefeitos de várias cidades impactadas pelos futuros pedágios e representantes de entidades participaram da reunião técnica com os representantes do Governo Federal. Questionados sobre as obras prioritárias para melhorar o tráfego, com a implementação do pedágio no quilômetro 346 (divisa entre Tubarão e Treze de Maio/Jaguaruna), o prefeito Joares destacou, como contrapartida, as obras na via marginal entre o acesso principal de Capivari de Baixo e o acesso Norte de Tubarão (cinco quilômetros), entre a Rodovia Ivane Fretta Moreira e rua Januário Corrêa Bittencourt (800 metros), a construção da ponte Tubarão/Capivari de Baixo e três passarelas no perímetro urbano de Tubarão.

 

A ANTT prevê investimentos de R$ 4 bilhões, nos próximos 30 anos, nos mais de 200 quilômetros entre os municípios de Paulo Lopes e São João do Sul. A projeção é de que os pedágios possam ser implantados no quilômetro 298 (divisa entre Imbituba e Laguna), quilômetro 346 (divisa entre Tubarão e Treze de Maio/Jaguaruna), quilômetro 408 (divisa entre Maracajá e Araranguá) e no quilômetro 460 (divisa entre São João do Sul e Passo de Torres).

 

A audiência desta segunda-feira (19) teve caráter contributivo para a concessão, na tentativa da ANTT melhorar o projeto, a partir de sugestões e discussões com as lideranças.