Oficina desenvolve novos líderes

Cabelos e bocas coloridas, bonés e moletons. Aparência de adolescentes, mas atitudes e pensamentos de líderes. Com estas características foi desenvolvido nessa quarta-feira (02), o último encontro da oficina de Liderança Comunitária. O projeto foi desenvolvido pelo Programa Adolescente Responsável (PAR) em parceria com o Sesc. O objetivo principal era despertar o crescimento dos 22 jovens entre 15 e 17 anos.

Durante os 12 encontros e 36h de oficina, os jovens desenvolveram o projeto SHIFT F5. A ideia principal era organizar um grupo para arrecadar fundos e comprar 10 computadores. Os PCss serviriam para criar palestras e levá-las para os CRAS, escolas e comunidades. Os assuntos discutidos seriam: Drogas, DSTs, problemas familiares e quaisquer dúvidas que permeiem o mundo dos jovens. “O desenvolvimento foi visível a cada encontro. E podemos perceber isso a partir da fala e do interesse dos jovens”, conta a coordenadora do PAR Jurema Bressan.

Segundo os auxiliadores, os adolescentes eram muito participativos e fizeram praticamente tudo sozinhos. Por meio de votação foram escolhidos quatro representantes entre eles para organizar o SHIFT F5; um diretor-executivo, um de recursos humanos, financeiro e de projetos. Através de consenso foram decididos o nome e tema da ação. “Esse trabalho é gratificante pois estamos formando e informando. Fazendo com que eles cresçam”, afirma o técnico da área de assistência social do SESC José Luiz Maia.

Durante os quatro primeiros encontros os envolvidos aprenderam sobre o funcionamento de uma Organização Não Governamental (ONG) e de uma Liderança Comunitária. Do quinto ao décimo, eles botaram em prática o que foi visto e desenvolveram o projeto SHIFT F5. As outras duas reuniões finais basearam-se na apresentação da visão final dos alunos. “Por meio do projeto, podemos trabalhar em grupo e assim mostrar nossas escolhas e opiniões”, relata a aluna Larissa Martins.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT