Encontro finaliza mais uma edição do projeto Cambará

A quarta-feira (2) chuvosa, não foi um empecilho para representantes de diversas entidades de Tubarão, se reunirem para fechar mais um ciclo com ótimo resultados: o projeto Cambará. 

Este projeto é fruto de uma parceria entre o FICAS (Fundo Internacional Sócio Ambiental) e o Instituto Alcoa, que tem como objetivo contribuir com o aprimoramento da gestão de organizações da sociedade civil, a fim de fortalecer seu papel estratégico nas comunidades onde atuam. Por meio do Cambará, as entidades tubaronenses, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ligado à Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, puderam realizar uma capacitação com o intuito viabilizar projetos. A confraternização de encerramento contou com a presença do prefeito Olavio Falchetti, da diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti, da diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza e da presidente do CMDA Maria Salete Cavaler, além de autoridades regionais.

A inspiração metodológica do Projeto Cambará está baseada na crença que o desenvolvimento de um projeto social se assemelha a um processo de cultivo no qual é preciso adubar, semear, plantar, cuidar, para que os frutos possam ser colhidos e as sementes novamente plantadas. O nome das estações remete a este ciclo: 1ª – Muito prazer: este é meu jardim (Desenvolvimento de projetos sociais), 2ª – Semeando a terra (Gestão financeira), 3ª – As borboletas estão chegando (Avaliação de resultados) e 4ª – Há flores por todos os lados (Mobilização de recursos).”Este projeto foi extremamente positivo, já que o curso capacita para apresentarmos bons projetos e ainda sensibiliza e desperta a responsabilidade social, principalmente em novos parceiros. Eventos como estes são realizados em todo o país, e Tubarão conseguiu reunir um grande número de participantes”, destaca a presidente do CMDCA Maria Salete Cavaler.

O município de Tubarão destina anualmente 0,5% do orçamento para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), garantindo este projeto social com recursos específicos. O Fundo beneficia centenas de crianças e suas famílias anualmente, em Tubarão. O FIA é um fundo público especial criado por lei para captar recursos através de doações voluntárias, e especialmente do imposto de renda devido das pessoas físicas e jurídicas que serão utilizados diretamente em projetos sociais locais, na área da infância e adolescência.

Doe para o FIA: Até o dia 31 de dezembro você pode para contribuir com o fundo, através da declaração por imposto de renda.

Passo a Passo para Destinar:

Doação de Janeiro a Abril

Conta:FIA

BANCO DO BRASIL – agência 201-1

CNPJ – 19.008.079/0001-25

conta – 53.036-0

Procedimento → clicar na sequência após ter preenchido todas as fichas da Declaração do Imposto de Renda

Resumo da Declaração → Doações Diretamente na Declaração – ECA. → Novo
Tipo de Fundo: Municipal

UF: Santa Catarina

Município: Tubarão (Município que pretende Destinar).

Valor: Veja o valor indicado no campo: Valor disponível para doação (o programa IRPF/2016 calcula o valor).

Imprimir o DARF para recolhimento na Rede Bancária.

Procedimento → Clicar no campo Imprimir da Declaração → em seguida clicar em Darf – Doações

Diretamente na Declaração – ECA.

Recolher até 30/04/2016.

Pessoas Físicas que não efetuarem depósito bancário através de boleto na conta do FIA no ano de 2015 até 30/12/2015, poderão destinar através da Declaração do Imposto de Renda do exercício 2016, ano-calendário 2015, até 3% do Imposto de Renda Devido.

As doações efetuadas entre 1º de janeiro de 2015 até 30 de abril de 2015, deverão ser deduzidas somente na declaração de 2016.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT