Black Friday: confira as dicas do Procon

Uma das datas mais esperadas pelo comércio eletrônico e pelos consumidores é esta sexta-feira (27). A Black Friday, que foi incorporada pelo varejo brasileiro em 2010, já se tornou sinônimo de descontos atrativos para os clientes e lucro para os lojistas. Mas, você sabe como tirar o melhor proveito dessa data? Sete dicas para fazer boas compras durante este período foram divulgadas pelo Procon divulgou nesta quarta-feira (25).

1 – Procure pelo selo “Black Friday Legal 2015”. Esta é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo. Confira no site www.camara-e.net/blackfriday. Só são válidos os selos de 2015.

2 – Se a loja não possui o selo “Black Friday Legal 2015”, verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

3 – Pesquise sobre a reputação do site que deseja realizar a compra. Para isso, você pode visitar os seguintes sites: Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (consumidor.gov.br) e o Reclame Aqui (reclameaqui.com.br), além de fazer uma busca no Google e nas redes sociais para saber quais as reclamações mais comuns sobre aquela empresa.

4 – Compare os preços antes da Black Friday. Acompanhe a evolução do preço do produto desejado para não cair em falsas promoções. Sites de comparação de preços são excelentes ferramentas para acompanhar o histórico de preços de diversos produtos.

5 – Leia as condições de prazos de entrega, a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

6 – No ato da compra, imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do seu pedido, como: comprovantes de pagamentos, contrato e anúncios.

7 – Contenha a euforia. Não se deixe levar pela tentação das compras ao ver tantos sites e lojas com descontos. Manter o controle é fundamental e para manter o orçamento equilibrado. Faça previamente uma lista do que precisa comprar e veja o que se encaixa em seu orçamento.

Se a empresa prometeu o desconto em determinado produto e/ou serviço, a oferta deve ser cumprida pelo vendedor, conforme veiculada. Reclamações sobre ofertas não cumpridas podem ser feitas diretamente ao Procon de Tubarão, localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, 336 (Central do Cidadão). O órgão realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT (com informações do Procon Estadual)