Educadores apresentam sugestões à Base Nacional Comum Curricular

Educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da rede municipal de Tubarão, reuniram-se nesta terça-feira (17), para discutir a proposta da Base Nacional Comum Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular vai definir conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso, desde a educação infantil até o ensino médio. As discussões acontecem em todo país e os educadores do município também vão dar sua contribuição.

A Base Nacional Comum, prevista na constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para os Ensinos Infantil e Médio, é a base para a renovação e aprimoramento da educação básica nacional.

Em Tubarão, as discussões da Educação Infantil aconteceram, na parte da manhã, no Espaço Integrado de Artes (Unisul). As explanações sobre o tema foram apresentadas pela doutora em Educação, Márcia Buss Simão. À tarde, os debates continuaram nos Centros de Educação Infantil (CEI).

Já os temas relativos ao Ensino Fundamental foram debatidos no Salão Nobre da Unisul. O doutor em Educação, Gilvan Luiz Machado Costa foi o responsável pela explanação do tema aos educadores do 1º ao 9º Ano. No período da tarde, os educadores deram continuidade à discussão, na escola João Paulo I (CAIC).

No dia 23 de novembro, o documento resultante das contribuições deve ser entregue à fundação e no dia 15 de dezembro, encerra o prazo para inserir as contribuições na plataforma da Base Nacional Comum Curricular.

Os dois eventos contaram com apresentações artísticas. Alunos das escolas João Paulo I e Padre Paulo Herdt mostraram talento e desenvoltura.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT